Categorias do GDFA Sonneschein

Inicialmente o Sonnenschein era dividido, cada categoria possuía um nome próprio, como se fossem grupos diferentes. Em julho de 1993 foram feitas alterações no estatuto fazendo do Grupo, um só, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, hoje com sete categorias, Pré-mirim, Mirim, Infantil, Juvenil, Adulta, Livre e Feminina. Confira um breve história de todas as categorias do Grupo Sonnenschein:

  • Categoria Adulta

A primeira a ser fundado, em 25 de agosto de 1983, um pequeno grupo de seis pares que estreou no Ginásio de Esportes Nedilande Vargas Corrêa na noite de 17 de novembro de 1983, no I Festival Teuto Gaúcho num tributo a São Lourenço do Sul. A categoria adulta deu início ao Grupo e permanece em atividade até hoje.

  • Categoria Infantil

Com o objetivo de despertar em nossas crianças desde tenra idade o amor às tradições e o respeito pelo legado cultural que nos chegou através dos primeiros imigrantes alemães, surge, em 1986, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein Infantil, chamado na época de Frohsinn, que significa alegria ou jovialidade. Esse grupo foi criado em 24 de abril de 1986, contando inicialmente com 31 integrantes. Teve sua estreia no salão Três de Maio da Comunidade Evangélica de São Lourenço do Sul, dia 31 de julho de 1986 durante o “Chá da Vovó”.

  • Categoria Juvenil

Tendo em vista o crescimento dos componentes do grupo infantil e o grande interesse de outras crianças em participar da dança alemã, tornou-se necessário a criação do Grupo de Danças Folclóricas alemãs Sonnenschein Juvenil. Consta como data de criação desse grupo, o dia 02 de abril de 1989. Participam desta categoria, jovens vindos do grupo infanto-juvenil ou outros que entrem direto no juvenil entre as idades de 15 a 17 anos. Sua esteia como nome de LichtSchein, que significa Brilho de Luz, deu-se em 17 de junho de 1989, na sociedade Recreativa Sete de Setembro, em um jantar dançante, especialmente para seu lançamento, com um total de 24 integrantes. Também, como os demais grupos, têm realizado apresentações no interior de São Lourenço do Sul e municípios vizinhos. O grupo juvenil demonstra, cada vez mais, beleza, desenvoltura e maturidade nas suas apresentações. Demonstrando a importância de dança na vida dos jovens nesta faixa etária, tanto como grupo social, como para atividade física e como modo de busca das origens.

  • Categoria Casados

Com a participação ativa de alguns pais dos componentes nas atividades do grupo, surge a idéia da criação de um grupo de casais. Sendo assim, surgiu o WahreFreundschaft, significando Amizade Verdadeira, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein Casados, formado por seis pares. Sua fundação consta em ata de 08 de abril de 1990 e sua estreia deu-se numa noite muito especial intitulada “Revivendo a Pomerânia”, dia 26 de maio de 1990. O grupo apresentou-se em diversos locais do interior do município e cidades vizinhas. Atualmente o grupo encontra-se inativo, mas os pais continuam participando ativamente da organização da Südoktoberfest.

  • Categoria Mirim

Como a cada ano, crescia o número de crianças interessadas pela dança, fez-se necessário criar o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein Mirim, chamado na época de Sternlein, que significa estrelinha. Com muita graça e espontaneidade os 20 integrantes, estrearam no dia 26 de abril de 1991, conquistando a admiração e os aplausos do público presente.

  • Categoria Livre

Surgiu em dois mil e nove com a volta de vários ex-integrantes para o grupo. É uma categoria livre, formada por pais e amigos do Grupo, na grande maioria ex-integrantes, onde diferente da categoria casados, não se faz necessário ser um casal para entrar.

  • Categoria Pré-mirim

No ano de 2009, foi criado o “Departamento da Südoktoberfest”, composto por pais e ex-integrantes do Sonnenschein, com o objetivo de ajudar na organização da 22ª Südoktoberfest. Com esse acontecimento surgiram muitos filhos de ex-integrantes que gostariam de dançar, mas ainda não tinham idade para participar da categoria mirim. Vendo o interesse dos pais e a motivação das crianças criou-se a categoria Pré-mirim, inicialmente com 10 componentes e idades entre quatro e seis anos. Esta categoria esteve inativa no ano de 2011, quando os integrantes do pré-mirim cresceram, e passaram a integrar a categoria mirim, em 2012, teve as atividades retomadas, com a entrada de novos integrantes entre 4 e 6 anos.

  • Categoria Infanto-juvenil

Criada em dois mil e onze por uma necessidade de haver uma fase de transição entre as categorias Infantil e Juvenil. Viu-se que a diferença de idade e de ideias era muito grande dentro de uma mesma categoria. É formada pelos integrantes da antiga categoria infantil. Estrearam novo traje típico em 2011. A categoria está atualmente inativa, dividindo seus integrantes entre a infantil e a juvenil.

  • Categoria Feminina

Foi criada em 2011, devido ao grande número de mulheres interessadas em participar do Grupo, mas havendo dificuldades em se conseguir participação masculina. A categoria é formada apenas por mulheres que encontraram nos ensaios de dança também sociabilidade e diversão.