História da Südoktoberfest

No final da década de 80, mais precisamente no ano de 1988, os jovens integrantes do Grupo de Danças Folclóricas alemãs Sonnnenschein chegaram à conclusão de que a dança era apenas uma das formas de resgatar os costumes e a cultura alemã no município de São Lourenço do Sul e arredores, que precisariam fazer mais, e foi a partir daí que surgiu a Oktoberfest do Sul do Estado, a Südoktoberfest, cujo nome significa Festa de Outubro do Sul. Foi a primeira de muitas, hoje, os integrantes do Sonnenschein preparam a 29ª edição. São vinte e nove anos ininterruptos de festa, dança chope e alegria que tomam conta da cidade de São Lourenço do Sul durante três dias do mês de outubro.

Todo o reconhecimento adquirido através de cada uma das edições exigiu um aprimoramento da estrutura da festa. Inicialmente realizada na Sociedade Recretiva Sete de Setembro, a festa teve de ser transferida na sua quarta edição para o Ginásio Municipal Nedilande Vargas Corrêa. O evento continuou a crescer e a partir disso o parque da Südoktoberfest, dotado de uma estrutura física que compreende a um ginásio e a sede social do Sonnenschein, ainda recebeu complementos como, praça de alimentação, copas e uma lona capaz de abrigar quatro mil pessoas.

Além do trabalho dos integrantes do Sonnenschein, toda a estrutura, a organização e a realização da festa recebem o apoio dos pais, amigos e familiares dos integrantes. No ano de 2009 criou-se a comissão organizadora da Südoktoberfest, formada não mais apenas por integrantes, mas reaproximando ex-integrantes, amigos e pais, formando um grupo experiente, trabalhador, com idéias diferentes e empenhado em realizar uma festa cada vez melhor para todos.

Meia década após a primeira edição sentiu-se a necessidade de eleger um mascote para a festa. É no interior de São Lourenço do Sul que se encontra um dos últimos refúgios de uma cultura extinta no local de origem, um prato típico da cultura pomerana, o “spickbost”, peito de ganso defumado, e foi por isso que o ganso ganhou o título. Posteriormente, em trabalho realizado com os alunos do município, foi escolhido o nome do mascote, que passou a se chamar “Walter”.

Tendo objetivos principais a promoção, preservação e divulgação da tradição e das tradições alemãs/pomeranas, a Südoktoberfest figura-se a cada ano como um local de encontro e confraternização entre famílias de descendentes de imigrantes e pessoas das mais diversas faixas etárias, moradores do interior e da cidade. Atividades como desfile de rua, apresentações folclóricas, jogos germânicos, comida e bailes típicos são desenvolvidos para que lourencianos e visitantes possam reviver a colonização de uma forma única e divertida.
No ano de 2010, novamente precisou-se repensar a estrutura da festa, que foi então novamente transferida, agora para o Galpão Crioulo do Camping Municipal, local onde a festa aconteeu até o ano de 2015. Neste ano de 2016 a Festa acontecerá no ESPORTE CLUBE SÃO LOURENÇO, bem no CENTRO da cidade.

A festa tem valor inestimável, dança-se a polonaise, pode-se saborar o spickbost (peito de ganso defumado) e jogar schafskopf (jogo de cartas – cabeça de carneiro). O desfile de rua proporciona a participação de toda a comunidade, que sai da suas casas no domingo pela manhã para ver as candidatas a rainha da festa, o ganso, os trajes e tomar chope distribuído de graça pelo bierwagen.

Hoje a Südoktoberfest é o principal evento germânico da região, uma das formas mais importantes de manter viva a cultura trazida pelos imigrantes alemães. Na 29ª edição, o tema escolhido foi baseado na frase “Preservando o que é nosso”, que refere-se tando ao papel da Südoktoberfest em manter vivas as tradições e festejar o modo de vida do povo lourenciano, como em relação a responsabilidade frente as belezas naturais e paisagísticas de nosso município. O propósito é sensibilizar o visitante, tanto em relação as nossas riquezas culturas, como em relação a preservação do meio ambiente natural.

A Südoktoberfest em 2016 acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de outubro, no ESPORTE CLUBE SÃO LOURENÇO, onde se pretende mais uma vez prestar a devida homenagem aqueles que nos passaram valores de amizade e lições de vida, de esforço e de coragem.