Histórico Cultural do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein

O surgimento do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein está relacionado à OLAC, Organização Lourenciana de Ação Comunitária, um grupo de pessoas empenhadas em realizar uma assistência social participativa. No ano do centenário da emancipação política de São Lourenço, procurou-se um evento que pudesse congregar toda a população do município e ainda despertar o interesse dos municípios vizinhos, incentivando-os a visitar e conhecer o município. Surge a idéia de realizar o primeiro Festival do Folclore Teuto e Gaúcho.

Chega-se a conclusão que um município cujas raízes estão na imigração alemã e que se propõe a ressaltar a cultura de seus antepassados e preservar as tradições, não poderia trazer de fora um grupo de danças germânicas. Procurou-se despertar nos jovens e crianças de São Lourenço do Sul o amor às tradições, o orgulho de sua origem, o sentimento de pertencimento a história do município. Em seu histórico do Grupo Sonnenschein a Professora SoleniHeiden diz que “somente é feliz o povo que sabe perpetuar na posteridade os usos e costumes de seus antepassados”. E ressalta que “um povo que conhece seu passado e é consciente de sua responsabilidade, é um povo imortal”.

Nessa linha de pensamento a Professora SoleniHeiden, que atuava na OLAC, dedicou-se a tarefa de criar um grupo folclórico de danças alemãs para se apresentar no Festival de Folclore Teuto e Gaúcho. Após muito trabalho, funda-se em 25 de agosto de 1983, um pequeno grupo de seis pares que orgulhou e emocionou a todos aqueles que se fizeram presentes no Ginásio de Esportes Nedilande Vargas Corrêa na noite de 17 de novembro de 1983, no I Festival Teuto Gaúcho num tributo a São Lourenço do Sul.

São Lourenço do Sul situa-se no sul do Rio Grande do Sul, banhada pela Lagoa dos Patos, a Pérola da Lagoa possui lindas praias de água doce e areias brancas com rochas e coqueiros, iluminada pelos raios do sol, que tem seu brilho refletido nas águas mansas da Lagoa. Em homenagem a pequena e acolhedora cidade de São Lourenço do Sul, privilegiada pela mãe natureza, deu-se ao novo grupo o significativo nome na língua alemã, Sonnenschein, que quer dizer raios do sol, luz do sol, brilho do sol. Além da beleza natural, há um pórtico de entrada na cidade, que simboliza um sol, emitindo seus raios para o céu, onde se encontra o nome da cidade como “São Lourenço do Sol”.

Em 1986, quando o grupo já se apresentava mais sólido, foram abertas as atividades de dança para a comunidade local, acumulando hoje cerca de 130 integrantes, de diversas idades, o grupo se divide em oito categorias: Pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulta, livre e feminina.

Em 1988, os integrantes do grupo sentiram que podiam fazer mais pela promoção, preservação e divulgação da tradição e do folclore alemão e pomerano, então criaram a Südoktoberfest, festa de outubro do sul. Atividades como desfile de rua, apresentações de danças folclóricas, jogos germânicos, corais, comida e bailes típicos são desenvolvidos durante os dias do evento. A Südoktoberfest é uma das formas de manter viva a cultura trazida pelos imigrantes.

Em 2016, o Grupo Sonnenschein completará 33 anos de atividades e a Südoktoberfest oferecerá a seus visitantes três dias de festa, dança, chope e muita alegria, em sua 29ª edição.