Regulamento Concurso Rainha e Mnirrainha

REGULAMENTO DO CONCURSO RAINHA E MINIRRAINHA DO CONCURSO
ART. 1° – Fica instituído o concurso da Rainha e Minirrainha da SÜDOKTOBERFEST pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, o qual constituirá a Comissão Organizadora.
ART. 2° – O concurso de Rainha e Minirrainha da SÜDOKTOBERFEST acontecerá anualmente durante a Festa, conforme datas e horários estabelecidos na programação do evento.
ART. 3° – O objetivo do concurso é fundamentado no que se propõe o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein de acordo com seu estatuto. Salienta-se atenção especial para “Preservação e Divulgação da Cultura Alemã/Pomerana e suas Raízes”, promovendo através do concurso a eleição da Rainha e Minirrainha da Festa, conferindo-lhes o expoente real e oficial de representatividade e destaque de beleza do evento.
ART. 4° – O concurso confere, de acordo com a pontuação da Comissão do Júri, os títulos: Rainha, Minirrainha, Princesas e Miniprincesas.

DA PARTICIPAÇÃO
ART. 5° – Poderá participar do concurso toda pessoa de sexo feminino, natural de São Lourenço do Sul ou domiciliada nesse município.
ART. 6° – Cada participante poderá representar uma ou mais entidades filantrópicas, empresariais ou clubes.
ART. 7° – As candidatas ao título de Minirrainha deverão ter idade entre 06 e 12 anos e ao título de Rainha entre 15 e24 anos, completadas até o dia do desfile oficial.
ART. 8° – As candidatas deverão participar dos desfiles previstos sempre com trajes típicos da tradição germânica, seguindo orientações da Comissão Organizadora do concurso.
ART. 9° – Todas as despesas da candidata serão de responsabilidade da mesma ou da entidade que representa.
ART. 10 – Para participar do concurso, a candidata não poderá fazer parte do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, no referido ano e também se for eleita para a corte do seguinte ano.
ART. 11 – As inscrições serão gratuitas e deverão ser entregues conforme os prazos estabelecidos pela Comissão Organizadora no anexo do presente regulamento.
ART. 12 – A candidata deverá apresentar ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, anexando uma cópia xerográfica do documento de identidade e cópia do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone).
ART. 13 – A ficha de inscrição da candidata menor de 18 anos deverá ser assinada por seu responsável.
ART. 14 – Ficará reconhecida como candidata do concurso quem preencher os requisitos do presente regulamento, formalizados através das informações da ficha de inscrição.
ART. 15 – Não haverá qualquer tipo de pagamento por apresentação, gravação de imagens, entrevistas ou publicações, antes, durante ou após o evento. A candidata autoriza, ainda, a utilização de sua imagem em material de divulgação de quaisquer acontecimentos promovidos pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein.
ART. 16 – A avaliação que serve para a eleição das vencedoras será procedida através da notação de uma Comissão de Júri, que será indicada pela Comissão Organizadora.
ART. 17 – Serão avaliados, pela Comissão de Júri, os seguintes itens: características germânicas, beleza, desfile e traje típico. As candidatas do concurso à Rainha serão avaliadas, também, no quesito expressão oral.
ART. 18 – Se ocorrer empate levar-se-á em conta a maior pontuação no quesito características germânicas. Persistindo o empate, esse se dará, sucessivamente, pelos quesitos: beleza, expressão oral, desfile e traje típico, até que ocorra o desempate. Se ainda assim houver empate ficará classificada a candidata de idade maior.
ART. 19 – Será anulada a participação ou perderá o título já conquistado por deferência do júri, caso a Comissão Organizadora identifique irregularidades de qualquer natureza, comprovadas, que venham em prejuízo ao brilho do concurso.
ART. 20- Não poderão participar do concurso candidatas que sejam casadas legalmente.
ART. 21 – Não poderão participar do concurso candidatas que possuam títulos, representando outros eventos, na data de realização do concurso de Rainha e Minirrainha da SÜDOKTOBERFEST.

DO DESFILE
ART. 22 – As candidatas deverão cumprir os horários estabelecidos pela Comissão Organizadora para os ensaios e desfiles, bem como, participar do desfile de rua.
ART. 23 – A ordem do desfile será estabelecida através de sorteio realizado durante o ensaio.

DAS TORCIDAS
ART. 24 – Serão escolhidas as melhores torcidas: uma das candidatas à Rainha e outra das candidatas à Minirrainha.
ART. 25 – A avaliação será realizada pela Comissão de Júri do concurso da Rainha e Minirrainha da SÜDOKTOBERFEST através da observação dos seguintes quesitos: organização, animação e criatividade. A cada um desses itens será atribuída uma pontuação de 1 a 5.
ART. 26 – Se ocorrer empate levar-se-á em conta a maior pontuação no quesito animação. Persistindo o empate, esse se dará, sucessivamente, pelos quesitos: organização e criatividade, respectivamente. Se ainda assim houver empate será realizado sorteio pela Comissão Organizadora.
ART. 27 – A torcida poderá instalar materiais e adereços somente durante o desfile. Esses deverão respeitar o espaço da organização do evento, inclusive sem interferir naqueles destinados aomershandising de patrocinadores e apoiadores.
ART. 28- Será permitida, às torcidas, a utilização de faixas, banners, apitos, cartazes, balões, ficando vedado o uso de materiais como: pó químico, confetes ou similares e caixa de som, para exteriorizar qualquer manifestação de torcidas.
ART. 29 – Para a avaliação das torcidas será permitida a sua manifestação com recursos sonoros durante o desfile coletivo e nos desfiles individuais. Nesse último caso, somente serão permitidas manifestações após a apresentação das características, das candidatas, pelo apresentador.
ART. 30 – Fica proibida a manifestação das torcidas durante o desfile individual de outra candidata que não seja a sua.
ART. 31 – Fica proibido qualquer atrito entre as torcidas, ou destas com o público presente, podendo acarretar na desclassificação da torcida e até mesmo da candidata que ela representa, sendo esta decisão tomada pela Comissão de Júri do Concurso e Comissão Organizadora do Concurso.
TITULADAS
ART. 32 – O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein reconhecerá, após a notação do júri, os títulos conferidos em ato de coroação que acontecerá no final da tarde de domingo.
ART. 33 – As tituladas serão reconhecidas pelo período compreendido entre uma e outra edição da Festa, passando a integrar a história da SÜDOKTOBERFEST.
ART. 34 – As tituladas deverão cumprir, obrigatoriamente, os seguintes itens:
– representar o evento sempre que solicitada, obedecendo aos horários estabelecidos pela Comissão Organizadora e, em casos de impossibilidade, deverá justificá-la;
– é indispensável a presença das tituladas da SÜDOKTOBERFEST em todos os eventos relacionados diretamente à festa: bailes de lançamento, edição da qual é titulada, entre outros que serão definidos pela Comissão Organizadora;
– informar a Comissão Organizadora sobre a participação em todo e qualquer evento no qual representem a SÜDOKTOBERFEST;
– promover, sempre que possível, o evento do qual é destaque máximo de beleza; – ter consciência absoluta de estar se envolvendo num trabalho sério, bonito e compensador;
– não fazer alterações nos trajes oficiais da festa sem autorização da Comissão Organizadora, bem como confeccionar novos itens ou novo traje sem a orientação da referida comissão;
confeccionar o carro para o desfile de rua, responsabilizando-se pelas despesas.
ART. 35 – Após o ato de coroação, a conquista do título assume caráter definitivo, pessoal e intransferível, salvo comprovada irregularidade.
ART. 36 – Logo após a divulgação dos resultados, as notas estarão à disposição das candidatas, que poderão requerê-las junto a Comissão Organizadora.
ART. 37 – As tituladas não serão remuneradas por qualquer tipo de apresentação, mesmo em gravação de imagens, entrevistas e publicações em material de divulgação.
ART. 38 – As tituladas deverão manter seus contatos atualizados, informando a Comissão Organizadora quaisquer mudanças de endereço e telefone.
ART. 39 – O não cumprimento de quaisquer dos deveres atribuídos à Rainha, Minirrainha, Princesas e Miniprincesas da SÜDOKTOBERFEST, bem como, descumprimento das atribuições que constam nesse regulamento implicará na perda do título.

DISPOSIÇÕES FINAIS
ART. 40 – A Comissão Organizadora tem plenos poderes para definir soluções quanto à substituição de qualquer titulada impossibilitada de manter-se com seu título.
ART. 41 – As candidatas e entidades, ao promoverem a inscrição, afirmam que tem pleno conhecimento e concordam com este regulamento.
ART. 42 – Os casos omissos nesse regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora e demais representantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que têm plenos poderes sobre o concurso de Rainha e Minirrainha da SÜDOKTOBERFEST.
ART. 43 – O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, não fornecerá transporte para a locomoção da corte nas festas do interior do munícipio ou outros eventos que a Corte queira se fazer presente. Será fornecido transporte para eventos pré-determinados pela Comissão Organizadora e quando a Corte sair em caravana de divulgação em rádios e jornais na capital do estado e em cidades vizinhas.

Leia aqui as Orientações Para o Traje Típico

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO