Sonnenschein

Sonnenschein entre os maiores do Brasil

Figurar entre os maiores do Brasil é para poucos. E no caso do Sonnenschein, isso é feito por muitos. O grupo lourenciano está entre os maiores do folclore germânico do país, marca comemorada prestes a chegar aos 36 anos de fundação e trabalho ininterrupto, mesmo com muitos desafios. É uma história de conquistas que faze o grupo uma referência no país.

O Sonnenschein soma neste ano 200 componentes dançarinos, número que o faz ser o segundo maior do Brasil. São integrantes pequenos, com apenas três anos, até idosos de 83 anos, divididos entre as categorias Pré-mirim, Mirim, Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil, Adulta, Livre e Feminina, que participam de atividades variadas, que vão muito além da dança, tudo, pelo amor a tradição trazida pelos imigrantes que fundaram a colônia de São Lourenço do Sul.

O grupo iniciou de forma modesta, mas com o nobre objetivo de mostrar a dança alemã durante as comemorações do centenário de São Lourenço do Sul. Eram seis pares liderados pela professora Soleni Peres Heiden que se apresentaram no Festival Teuto e Gaúcho. E assim, nascia em 25 de agosto de 1983, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que 36 anos depois chega ao seu recorde de componentes. “Esta história é de persistência, pois não estamos no foco onde tudo da cultura germânica acontece, na serra gaúcha e em Santa Catarina. E a gente manter isso aqui é muito, muito difícil. Todos que passaram pela história do grupo são vencedores, são importantes por ter conseguido fazer isso. O grupo hoje ser um exemplo de estrutura, de organização é um legado em São Lourenço que o Sonnenschein está construindo. Além de ser um dos maiores, é um dos mais respeitos do Brasil, pela história e pela integridade, além de manter sempre uma categoria adulta com atividades ininterruptas, uma exceção. É um trabalho exaustivo, mas somos muitos felizes, é algo que não conseguimos explicar”, reflete o atual presidente Fabiano Bosenbecker, destacando ainda o recorde de integrantes justamente em um momento em que as pessoas convivem pouco e o que se fortalece são as relações virtuais. São famílias inteiras envolvidas com o grupo, muitas amizades, casamentos e filhos que fazem desta uma enorme família que vai muito além dos 196 dançarinos da atualidade. É uma família que reúne milhares ao longo de mais de três décadas. “O Sonnenschein é um grande família e forma famílias”, completa o presidente.

A trajetória do Sonnenschein tem algumas peculiaridades, como ser um dos poucos grupos do país totalmente independente, sem ligação com poder público, como prefeitura, por exemplo. Tem dedicação totalmente voluntária de seus diretores e instrutores das categorias, além de não cobrar mensalidade de seus integrantes. Trata-se de um trabalho que resgatou costumes e o orgulho dos lourencianos por seus antepassados, já que tudo começou em uma época que pouco trabalhava-se a cultura dos imigrantes em São Lourenço do Sul.

E tem ainda um diferencial, talvez o principal em relação aos demais grupos do Brasil. É o único a realizar um evento das dimensões da Südoktoberfest que chega a 32ª edição em 2019, como uma das maiores festividades de São Lourenço do Sul, e consagrada como a maior e mais tradicional festa germânica da metade Sul do Rio Grande do Sul.

Conheça mais sobre o Grupo clicando aqui 

Informações
Úteis
Acompanhe nossas
Redes Sociais