História

Com trabalho consolidado e em expansão, no ano de 1988 os jovens integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein debruçaram-se a tarefa de ampliar a preservação da cultura alemã/pomerana, feita até então através da dança. Para isso, nasceu a Südoktoberfest, a festa da alegria, da cultura, que tornou-se referência como a maior festa germânica da região Sul do Estado com o passar dos anos. Uma história de dedicação, voluntariado, superação e, sobretudo, amor.

A ‘Festa de Outubro no Sul’ exigiu decisões corajosas dos integrantes do Sonnenschein. Em sua quarta edição, pela necessidade de ampliar a estrutura, a festa deixou a Sociedade Recreativa Sete de Setembro e foi ao parque do Ginásio Municipal de Esportes que, anos depois, recebeu também a sede do Sonnenschein e uma estrutura completa para a Oktoberfest do Sul. Foi lá, que no início da década de 90, a Südoktoberfest teve um de seus grandes desafios: um temporal que destruiu o parque da festa. A força de integrantes e voluntários e o desejo de festejar da comunidade fizeram daquela, uma edição de enorme sucesso, horas depois do temporal.

Em 2010 a festa foi novamente repensada, passando a ser realizada no Galpão Crioulo do Camping Municipal, um espaço ainda mais amplo e bem estruturado. Mas em 2015, uma cheia no Rio São Lourenço resultou na interdição do local, com a festa em andamento. Foi quando o Sonnenschein teve a certeza do carinho da comunidade pela Südoktoberfest. Organização e público, juntos, transferiram a festa para o Esporte Clube São Lourenço e, horas depois, seguia a programação. Assim, em 2016 o Esporte Clube São Lourenço, no coração da cidade, tornou-se oficialmente a nova casa da Südoktoberfest.

A Maior Polonaise do Mundo

A Südoktoberfest fez história em 2018 ao realizar a Maior Polonaise do Mundo, com 804 pessoas dançando juntas. E na 32ª edição, o objetivo é quebrar o próprio recorde, realizando uma dança ainda maior pelas ruas da cidade. A Polonaise será dançada na tarde de 12 de outubro, no Centro da cidade, com término dentro dos pavilhões da festa.

A festa da alegria

Em 32 anos, a Südoktoberfest consagrou-se não apenas como a maior e mais longeva festa germânica da região Sul, mas por manter suas características originais de preservação e difusão da cultura e dos costumes dos imigrantes com a alegria típica das festas germânicas. Para isso, a festa tem bailes com chopp e muita comida típica em jantar e café colonial, além da praça de alimentação onde o rievelsback (bolinho de batata) é o petisco mais procurado. Jogos germânicos, apresentações de danças e canto coral completam a programação que ainda distribui a alegria da festa alemã pelas ruas da cidade com o desfile temático. Além disso, a Südoktoberfest tem concurso das cortes adulta e mirim, concurso de chopp a metro e muitas outras atrações, como por exemplo, o encontro nacional de jogadores de schafskopf (jogo de cartas típico dos imigrantes).

A maior festa de voluntariado da região

A dedicação voluntária de centenas de pessoas é uma das principais características da Südoktoberfest que, atualmente, é a maior festa de voluntariado da metade Sul do Rio Grande do Sul. São cerca de 500 pessoas que dedicam-se gratuitamente para que os visitantes sejam recebidos no parque da festa. São integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, ex-integrantes, familiares e amigos, movidos pelo amor ao Grupo, a Südoktoberfest e a cultura de seus antepassados.

O voluntariado é também um traço marcante do próprio Sonnenschein que ao completar 36 anos em 2019, chega a marca de 200 integrantes dançarianos, o segundo maior grupo do folclore alemão no Brasil. São crianças de três anos a senhores de 84, divididos nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil, Adulta, Livre e Feminina que envolvem-se em um importante trabalho cultural e social, apresentando-se em diversas cidades, diferentes estados e no exterior.

O Sonnenschein tornou-se referência no Brasil, por sua história, estrutura organizacional e pelas atividades que realiza. Uma trajetória que tem algumas peculiaridades, como ser um dos poucos grupos do país totalmente independente, sem ligação com poder público. Tem dedicação totalmente voluntária de seus diretores e instrutores das categorias, além de não cobrar mensalidade de seus integrantes. É o único grupo do país a ter uma categoria adulta com 36 anos de atividades ininterruptas e é também o único a realizar um evento das dimensões da Südoktoberfest.

A 32ª edição

A 32ª Südoktoberfest promete, mais do que nunca, movimentar São Lourenço do Sul, afinal, ‘No mês de outubro a cidade vira festa’. Com este tema, a maior e mais tradicional festa germânica da metade Sul do Estado prepara uma extensa programação entre os dias 6 e 13 de outubro.

A ‘Festa de Outubro no Sul’ inova em 2019 ampliando sua programação para oito dias, com atrações em vários pontos da cidade em uma grande integração com a comunidade. A semana terá baile do Grupo Conviver temático com escolha da rainha da Südoktoberfest da terceira idade, aulão de dança alemã para alunos das escolas na praça central Dedê Serpa, oficinas de culinária, encontro de músicos, apresentações de dança no calçadão central, além de banda típica e chopp no Centro da cidade, assim como concurso de chopp a metro no calçadão. A corte fará um desfile pelo calçadão junto às candidatas a rainha e os jogos germânicos serão disputados por elas nas Olimpíadas das Soberanas. A corte também promoverá um café colonial no Lar de Idosos Santo Antônio, levando alegria aos moradores. Só após tudo isso, a Südoktoberfest vai ao seu parque no Esporte Clube São Lourenço. Junto disso, o Sonnenschein prepara ações para decorar a cidade, deixando-a no clima da festa, assim como o comércio local.

Já entre os dias 10 e 13 de outubro, a Südoktoberfest tem programação em seu parque, com jantar típico, café colonial, ampla praça de alimentação, encontro de grupos de danças, encontro de corais, jogos germânicos, espaço kinder, o concurso para eleição da nova corte, torneio de schafkopf, Encontro Nacional de Jogadores de Schafkopf, Campeonato de Futebol de Mesa, concurso de chopp a metro, entre outras atrações, como o desfile temático que espalha alegria pelas ruas em mais de 2 km de extensão e a Maior Polonaise do Mundo que será dançada no Centro da cidade.

Informações
Úteis
Acompanhe nossas
Redes Sociais