História


A Südoktoberfest nasce em 1988, quando os jovens integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein já estavam com trabalho na dança consolidado e sentiu-se a necessidade de expansão da preservação, do resgate e da difusão da cultura alemã/pomerana. Para isso, nasce a Südoktoberfest, a festa da alegria, da cultura, que tornou-se referência como a maior festa germânica da região Sul do Estado com o passar dos anos. Uma história de dedicação, voluntariado, superação e, sobretudo, amor.

A ‘Festa de Outubro no Sul’ exigiu decisões corajosas dos integrantes do Sonnenschein. Em sua quarta edição, pela necessidade de ampliar a estrutura, a festa deixou a Sociedade Recreativa Sete de Setembro e foi ao parque do Ginásio Municipal de Esportes que, anos depois, recebeu também a sede do Sonnenschein e uma estrutura completa para a Oktoberfest do Sul. Foi lá, que no início da década de 90, a Südoktoberfest teve um de seus grandes desafios: um temporal que destruiu o parque da festa. A força de integrantes e voluntários e o desejo de festejar da comunidade fizeram daquela, uma edição de enorme sucesso, horas depois do temporal.

Em 2010 a festa foi novamente repensada, passando a ser realizada no Galpão Crioulo do Camping Municipal, um espaço ainda mais amplo e bem estruturado. Mas em 2015, uma cheia no Rio São Lourenço resultou na interdição do local, com a festa em andamento. Foi quando o Sonnenschein teve a certeza do carinho da comunidade pela Südoktoberfest. Organização e público, juntos, transferiram a festa para o Esporte Clube São Lourenço, onde, horas depois, seguia sua programação. Assim, em 2016 o Esporte Clube São Lourenço, no coração da cidade, tornou-se a nova casa da Südoktoberfest, até a interrupção causada pela pandemia de Coronavírus.

A retomada em 2022 foi também uma emocionante e muita aguardada volta para casa, a querida e centenária Associação Cultural Sete de Setembro, onde tudo começou. Para isso, o Sonnenschein e a Associação Cultural Sete de Setembro debruçaram-se a realizar vultuosas obras em tempo recorde, desde reformas do Clube, a uma série de novas estruturas para tornar-se, em definitivo, o parque da Südoktoberfest.

Consagração cultural

Em mais de três décadas, a Südoktoberfest consagrou-se não apenas como a maior e mais longeva festa germânica da região Sul, mas por manter suas características originais de preservação e difusão da cultura e dos costumes dos imigrantes com a alegria típica das festas germânicas. Para isso, a programação tem bailes com chopp e muita comida típica em jantar e café colonial, além da praça de alimentação onde o rievelsback (bolinho de batata) é o petisco mais procurado e a Bierhaus, com inúmeros pratos típicos especiais. Jogos germânicos, apresentações de danças e canto coral completam a programação que ainda distribui a alegria da festa alemã pelas ruas da cidade com o desfile temático. Além disso, a Südoktoberfest tem concurso das cortes adulta e mirim, concurso de chopp a metro e muitas outras atrações, como por exemplo, o encontro nacional de jogadores de schafskopf (jogo de cartas típico dos imigrantes).

Atualmente, a Südoktoberfest é reconhecida como uma das Oktoberfest's do Brasil mais fiéis a cultura germânica, e tem números que chamam atenção, como o maior desfile de rua entre as Oktoberber's no Brasil, com mais de 2,5 km de extensão e ter o maior consumo per capita de chopp entre as festas do gênero no Brasil. Em 2022, a festa foi reconhecida como de Relevante Interesse Cultural do Rio Grande do Sul, através de projeto do deputado Zé Nunes, com aprovação por unanimidade pela Assembleia Legislativa Gaúcha e também passou a integrar o calendário oficial de eventos do Estado.

A maior festa de voluntariado da região

O voluntariado é uma marca registrada do Sonnenschein. E a dedicação voluntária de centenas de pessoas é uma das principais características também da Südoktoberfest que, atualmente, é a maior festa de voluntariado da metade Sul do Rio Grande do Sul. São quase 600 pessoas que dedicam-se gratuitamente para que os visitantes sejam recebidos no parque da festa. São integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, ex-integrantes, familiares e amigos, movidos pelo amor ao Grupo, a Südoktoberfest e a cultura de seus antepassados. Trata-se da única Oktoberfest do Brasil realizada por um grupo de danças folclóricas.

A Südoktoberfest busca devolver à comunidade um pouco do carinho que recebe. Por isso, a programação tem momentos com entradas sociais que são revertidas em benefício de entidades beneficentes, nos últimos anos, especialmente a Santa Casa de Misericórdia que recebeu mais de cinco toneladas de alimentos nas últimas três edições. Em 2022, esta ajuda chegou também ao Lar de Idosos Santo Antônio. Atividades gratuitas para alunos da rede pública também fazem parte da programação, assim como momentos especiais que enchem de emoção quem participa. É o caso da “Mini Südo” que leva banda, dança e café colonial ao Lar de Idosos Santo Antônio e a Apae. Em 2022 foi dado início ao programa de compensação ambiental que plantará árvores em áreas degradadas do Município para compensar o uso de copos plásticos na festa.  

A 35ª edição

Após edições históricas de retomada em 2022 e 2023, com mais de 30 mil pessoas visitando o parque em cada ano, a 35ª Südoktoberfest terá cinco dias de programação: 04, 05, 11, 12 e 13 de outubro de 2024. No parque que o público encontrará um pedacinho da Alemanha em São Lourenço do Sul. Muita gastronomia em jantar típico, café colonial, praça de alimentação e Bierhaus, encontro de grupos de danças, encontro de corais, jogos germânicos, espaço kinder, o concurso para eleição da nova corte, Torneio de Schafskopf, Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf, Campeonato de Futebol de Mesa, concurso de chopp a metro, entre outras atrações, como o desfile temático que espalha alegria pelas ruas da cidade. Mais de uma dezena de bandas estarão nos palcos para animar os bailes.

Informações
Úteis
Acompanhe nossas
Redes Sociais